€ 33,50 un
*Por unidade-IVA 23%Todos os artigos estão sujeitos a rotura em stock.
Ração mineral dietética para cavalos Eletrólitos de ação rápida mantêm o desempenho, a disposição e a resistência. Aplicação EQUIPUR - elektrolyt plus serve para compensar de forma rápida e eficaz as perdas de eletrólitos causadas por transpiração excessiva, estresse ou diarreia. Somente compensando essas perdas a curto prazo é possível manter e melhorar o desempenho, a disposição e a resistência do cavalo. Responsável pela rotulagem: Vetripharm GmbH, Gewerbestraße Süd 7, D-86857 Hurlach Número de aprovação: α DE-BY-1-00006 A declaração correspondente referente ao prazo mínimo de validade e ao número de referência do lote pode ser encontrada na embalagem. De acordo com as normas antidoping e de controle de medicamentos da “Deutsche Reiterliche Vereinigung (FN)“, a utilização deste produto durante competições é permitida (em conformidade com o ADMR).
Constituintes analíticos Cloreto 21,9% Sódio 11,5% Potássio 4,5% Cálcio 1,6% Magnésio 0,3% Fósforo 0,1% Aditivos para ração por kg*: Aditivos nutricionais Ácido nicotínico 250 mg D-pantotenato de cálcio 200 mg Ferro 2.500 mg Iodo 8 mg Cobre 375 mg Manganês 2.000 mg Zinco 2.500 mg Selênio 5 mg *3b103 sulfato ferroso(II) monohidratado, 3b201 iodeto de potássio, 3b405 sulfato cúprico(II) penta-hidratado, 3b503 sulfato manganoso(II) monohidratado, 3b603 óxido de zinco, 3b801 selenito de sódio. Composição: dextrose, cloreto de sódio, cloreto de potássio, carbonato de cálcio, óxido de magnésio.
Instruções de uso Cavalos (500 kg): 20 - 40 g Potros, cavalos jovens e pôneis: 10 - 20 g Administrar até cinco vezes ao dia com a comida ou água de bebida, durante 1 a 3 dias após sudorese intensa ou diarreia, dependendo da perda de eletrólitos. Devido ao alto teor de oligoelementos, a ração diária não deve exceder 200 g para cavalos (500 kg) e 100 g para potros, cavalos jovens ou cavalos de pequeno porte. A água deve estar disponível por pelo menos 20 minutos ou, preferencialmente, por uma hora após a administração. A ingestão de líquidos deve ser monitorada durante esse período e deve-se consultar um veterinário caso a ingestão de água seja insuficiente. Período de alimentação Em casos de perda excessiva de suor, esforço prolongado ou diarreia, os eletrólitos podem ser administrados até cinco vezes ao dia. Para obter o efeito ideal dos eletrólitos, a água deve ser oferecida à vontade. O motivo mais comum para os cavalos não beberem água em competições é o aumento da perda de eletrólitos pelo suor. Somente quando essa perda for compensada pela ingestão de eletrólitos é que os cavalos voltarão a beber água suficiente.
Descobertas gerais da ciência da nutrição O desempenho e a resistência de um cavalo estão intimamente ligados à manutenção do equilíbrio de eletrólitos e fluidos. Durante o trabalho muscular, aproximadamente 25% da energia consumida é convertida em movimento e cerca de 75% em calor. O método mais eficaz de dissipar esse calor é a transpiração. Durante trabalho intenso e/ou altas temperaturas ambientes, um cavalo pode perder de 15 a 20 litros de suor em poucas horas, o que, além da perda de água (desidratação), leva a um enorme déficit de eletrólitos. O “espessamento” do sangue leva a um aumento do esforço sobre o coração e à redução do fluxo sanguíneo para os músculos; a perda de eletrólitos afeta o controle e a função do coração e dos músculos esqueléticos. Essa combinação perigosa de desidratação e deficiência de eletrólitos causada pela transpiração leva inicialmente a uma perda de desempenho e fadiga acelerada, seguida por maior suscetibilidade dos músculos à tensão, cãibras, rabdomiólise e cólicas, e, por fim, à falência cardiovascular completa.
Sódio e cloreto regulam o equilíbrio hídrico e eletrolítico e mantêm a elasticidade dos tecidos fora das células. Muitas rações básicas têm baixo teor de sódio, o que leva à perda de apetite, perda de peso e baixo desempenho dos cavalos. O potássio é indispensável para manter o potencial de desempenho das células musculares. A deficiência resulta em distúrbios funcionais da musculatura cardíaca e esquelética. Cálcio e magnésio são a base para um trabalho muscular eficaz e coordenado, sendo particularmente necessários para o metabolismo energético e para a transmissão de impulsos nervosos nas células musculares. A deficiência manifesta-se na forma de irritabilidade, espasmos musculares e cãibras.
Quando os cavalos transpiram – qual a importância dos eletrólitos? Você sabia que até 35 litros de suor são perdidos pela pele do cavalo durante uma cavalgada? Trata-se de um processo de termorregulação que, literalmente, "resfria" o calor gerado pela atividade muscular. A maior parte desse fluido corporal – quase 99% – é composta de água; o restante são minerais e eletrólitos vitais. Se esses nutrientes não forem repostos prontamente, podem ocorrer tremores musculares, cãibras e, em casos de perdas severas, derrames ou insuficiência renal com risco de vida. Como medida preventiva, os eletrólitos podem ser administrados ao cavalo 12 horas antes de atividades intensas e que causem transpiração, como uma forma de "reserva". Isso evita possíveis quedas de desempenho relacionadas à falta de eletrólitos em cavalos de competição. O ideal é continuar a fornecer eletrólitos por alguns dias após o exercício. Certifique-se sempre de que haja água suficiente disponível.
Ir para o topo